João Campos: “Sonho que as pessoas se aproximem mais da política”

Reeleito aos 30 anos, com 78,11% dos votos, o prefeito de Recife, João Campos, mostra em entrevista ao programa Roda Viva, o porquê de sua enorme aprovação. Diante de uma bancada de jornalistas de veículos nacionais e pernambucanos, João faz análises do cenário político nacional e do resultado das eleições municipais, sobre o desempenho dos partidos de esquerda e o avanço da direita no país.

Para ele, o diferencial nas eleições municipais não está apenas na ideologia, mas no “trabalho” feito em favor das demandas da população. Sem negar a necessidade das lutas identitárias, João destaca a importância de apresentar resultados concretos que melhorem a vida das pessoas aonde elas moram.

O prefeito lembra dos aprendizados que teve com seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, conta sobre as experiências e a forma de governar que tem colocado em prática desde o primeiro governo, salienta a necessidade de os políticos estarem em permanente contato com os cidadãos, e dá exemplos de como a escuta apurada dos anseios das comunidades ajuda o gestor a realizar melhor as suas políticas públicas.

Uma das marcas de sua administração, o uso da tecnologia para melhor atender o cidadão, é destacado por ele. “Nossa gestão na Prefeitura do Recife não é três cliques. Ela é zero clique. E isso tem a ver com a garantia de direitos básicos ao cidadão fazendo uso da tecnologia”, afirma, explicando, por exemplo, como o governo de Recife orienta o pai e a mãe a vacinar uma criança de três anos sem que eles precisem dar um único clique no aplicativo do Conecta Recife. A ferramenta coloca Recife entre as cidades que melhor usam a tecnologia no mundo para prestar serviços e informações úteis à população.

Sobre a possibilidade de o PSB formar federação com outros partidos, João diz que o presidente nacional Carlos Siqueira irá liderar as conversas até 2026, mas que trabalha para que o PSB chegue no pleito capacitado para crescer em sua representação parlamentar e em governos mesmo se o novo arranjo não acontecer.

Na entrevista, o prefeito de Recife enfatiza a importância da comunicação digital, mas afirma que o segredo é que o político se mostre “como ele é”, de forma transparente e natural, e que mais do que uma comunicação eficiente o fundamental é ter o que mostrar, ser competente na gestão. Ainda sobre comunicação, ele diz que se preocupa em fazê-la de forma “não-violenta” em suas redes, contrariando a prática da extrema-direita na internet.

Ao final, perguntado sobre se sonha em chegar à presidência da República, responde: “Eu sonho que as pessoas se aproximem mais da política”.

29/10/2024 – Assessoria de Comunicação do PSB Nacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *