Recife no Mundo oferece intercâmbio no exterior para alunos do ensino fundamental

Foto: Prefeitura do Recife/Divulgação

A Prefeitura do Recife lançou o “Recife no Mundo”, programa de intercâmbio para estudantes e professores da rede municipal de ensino. Serão ofertados cursos de língua inglesa no formato “summer camp”, em que as férias são utilizadas para o aprimoramento de um idioma. Os custos das passagens aéreas, da acomodação, e do curso ficarão a cargo da prefeitura.

Poderão participar alunos dos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º ano) e docentes de Licenciatura em Letras (língua inglesa). Serão 100 vagas para estudantes e 10 vagas para professores. Canadá, Estados Unidos e Inglaterra são os destinos confirmados.

O programa busca incentivar a aprendizagem de uma língua estrangeira e contribuir para o desenvolvimento acadêmico, cultural e social dos estudantes e professores da rede municipal do Recife.

A capital pernambucana é pioneira ao lançar uma iniciativa que dá a oportunidade para que alunos do ensino fundamental e da rede pública estudem no exterior.

“Pela primeira vez na história do nosso País, uma cidade lança um programa de intercâmbio para jovens do ensino fundamental e anos finais. O Recife no Mundo vai possibilitar que 100 jovens recifenses de escola pública tenham a oportunidade de estudar fora do país, 100% custeados pela Prefeitura do Recife. Com isso, a gente garante que oportunidades que eram vistas como algo impossível – através de política pública bem feita e bem construída – se tornem possíveis”, comentou o prefeito João Campos (PSB).

“Haverá todo o custeio de passagens, acomodação, o custo de estar numa universidade fora, o custeio para as despesas lá. Além disso, a gente lança uma modalidade para professores de Letras que vão ter a oportunidade de passar um período em lugares como Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, acrescentou o socialista, durante a cerimônia de lançamento, no Compaz Governador Eduardo Campos.

O programa “Recife no Mundo” foi lançado no dia 10 de agosto, data do aniversário de nascimento do ex-governador de Pernambuco, responsável por criar o também pioneiro programa de intercâmbio “Ganhe o Mundo” para estudantes do ensino médio da rede estadual. A iniciativa inspirou vários outros estados, assim como a rede municipal do Recife, a desenvolver programas de línguas estrangeiras e intercâmbios para proporcionar aos estudantes da rede pública experiências de transformação educacional, cultural e de inclusão social.

Cursos

Os cursos de língua inglesa para estudantes serão realizados de forma presencial e eles receberão material didático e material de áudio e vídeo para estudar antes da avaliação. As aulas serão realizadas no contraturno das atividades comuns curriculares, sendo quatro vezes na semana. O requisito para participar é estar matriculado no 8º ano de qualquer escola municipal do Recife.

Já para os professores, o curso será no formato híbrido, ou seja, presencial e online, totalizando três horas e meia de atividades semanais, com aulas em dois polos: Zona Norte e na Zona Sul da cidade. O requisito para participar é ter o diploma de licenciatura em Letras, estar a mais de dois anos da aposentadoria ao final do programa e não solicitar cessão, transferência ou exoneração por um período de dois anos após o término do intercâmbio.

21/08/2023 – Assessoria de Comunicação/PSB nacional com informações da Prefeitura do Recife

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *