Na última quarta-feira (08), o Senado Federal aprovou projeto que prevê a inclusão do nome do ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, no livro Heróis da Pátria. A proposta é de autoria do deputado federal Tadeu Alencar, líder do PSB na Câmara Federal, e foi subscrita pela bancada socialista. O projeto segue, agora, para sanção presidencial.
Miguel Arraes foi deputado estadual e federal, prefeito do Recife e governador de Pernambuco por três mandatos. Presidiu o PSB entre 1993 e 2005. Para o presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, essa aprovação é um reconhecimento à atuação política de Miguel Arraes. “Doutor Arraes representa um dos maiores líderes da esquerda brasileira, que deixou um legado importante a ser seguido, não só por nós que integramos o Partido Socialista Brasileiro, mas que serve de exemplo para a nova geração política do Brasil, já que sua história de luta pela igualdade social é reconhecida nacionalmente”, afirma Sileno Guedes.
Líder do PSB na Câmara e autor do projeto, o deputado Tadeu Alencar destaca que a atuação de Miguel Arraes na ditadura e de enfrentamento às forças conservadoras transformou Arraes em um grande líder nacional. “Miguel Arraes é um dos políticos e personalidades que mais deixam saudade, pelo exemplo de vida, pela sua luta por justiça social e pelo seu ideário nacionalista e popular, que representa, sobretudo, o combate às desigualdades que punem os brasileiros. Sua vida inteira foi um tributo ao povo”, destaca Tadeu Alencar.
Arraes nasceu em Araripe, no Ceará. É filho de um pequeno comerciante e produtor agrícola e de uma dona de casa, Arraes teve a vida pública marcada pelo compromisso com a redução das desigualdades sociais, a melhora das condições de vida no campo, a educação de qualidade e a luta em defesa da democracia brasileira. O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria fica no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, e guarda a memória de personagens importantes da história do país.