Paulo Câmara lança 12ª Edição do Anuário 8 de Março

 

Para celebrar o Dia da Mulher, comemorado no último dia 8 de março, o governador Paulo Câmara comandou, nesta segunda-feira (19), evento realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, que reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da sociedade civil e dos 185 Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual fez questão de enfatizar as políticas e ações em prol dos direitos da mulher na sociedade moderna. Durante o evento, também foi lançada a 12ª Edição do Anuário 8 de Março – 2018 – instrumento de políticas para as mulheres que faz um balanço das ações realizadas em 2017 e estabelece metas prioritárias para 2018. A  Fundação João Mangabeira apoiou a edição comemorativa aos 10 anos da pasta.

“Eu parabenizo a todas e todos que contribuíram para a elaboração desse material, que reúne informações fundamentais para melhorar cada vez mais o ‘pensar e agir’ da Secretaria da Mulher e do governo como um todo”, afirmou o governador Paulo Câmara.

Durante o encontro, o governador falou sobre o trabalho da gestão em busca do empoderamento da mulher. “Tenho me aplicado muito para impor avanço a esse processo tão caro às mulheres, aqui em Pernambuco. Venho fazendo tudo o que posso para que as mulheres tenham mais voz, mais dignidade, mais respeito e mais qualidade de vida. Ajo assim porque acredito que não poderá haver desenvolvimento e democracia onde não se promove igualdade social, política e econômica entre homens e mulheres. Por isso, precisamos enfatizar políticas e ações que acelerem esse processo de promoção de uma igualdade justa e efetiva”, afirmou Paulo Câmara.

Fundação João Mangabeira apoiou a edição comemorativa dos 10 anos da Secretaria da Mulher em Pernambuco

Representando a Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro, Dora Pires, ressaltou o compromisso das gestões do PSB em Pernambuco com as políticas públicas de gênero, citando ainda o ex-governador Eduardo Campos, que criou a pasta em Pernambuco. “Quero fazer um agradecimento à Fundação João Mangabeira, na pessoa do presidente Renato Casagrande, pela parceria com a Secretaria da Mulher, que produziu o anuário comemorativo aos 10 anos da pasta. Este anuário honra a toda mulher pernambucana. Vamos fazer com que esse material chegue a todo o Brasil e mostre o que é politica pública de gênero. A melhor política é a de Pernambuco e a gente tem que dizer isso nos quatro cantos”, afirmou Dora Pires.

No evento, também foram anunciadas as vencedoras da 1ª Edição do Prêmio Literário da Mulher Idosa – Anita Paes Barreto. Na categoria Contos, a senhora Maria Vanise Pires foi a vencedora, com “A surpreendente Clarice”. Já na categoria Poesias, o primeiro lugar ficou com Marli Marques, com o conto “Envelhecer (?)”. A premiação literária foi lançada em outubro passado e presta homenagem à educadora, psicóloga e pioneira na área de Educação de Crianças Especiais em Pernambuco, Anita Paes Barreto.

A secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, ressaltou as ações realizadas nos últimos quatro anos em favor das mulheres pernambucanas e reforçou que a luta em busca de igualdade seguirá firme. “Nós fizemos parte da história e temos um futuro na mão, então, não vamos nos deixar por último. Vamos, juntas, construir um futuro melhor para todas as mulheres”, conclamou. A gestora da pasta ainda ressaltou que, desde a criação da secretaria, em 2007, o Governo de Pernambuco vem ampliando o raio de ação.

 

Fotos: Roberto Pereira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *